sábado, 11 de outubro de 2008

Resumo da semana!!!

É extenuado que me sinto ao término da semana. Completamente exaurido, querendo ir à praia e nem sempre podendo realizar uma vontade aparentemente tão simples. Só de pensar que são 14 turmas no Estado!!! O salário? Sinceramente, para uma carga-horária tão grande, não é lá essas coisas, justificando a necessidade de outro(s) vínculo(s), nem que seja(m) dentro do próprio sistema estadual.


A frase da semana foi: "À escola, eu venho; só não entro na sala." de um aluno "repetente" do primeiro ano à tarde. O saldo da semana é pelo menos a correção das provas: Será que não ensino, não ensinei ou cobrei o que não dei? Ou será que eles não estudam mesmo? Apliquei uma prova de múltipla escolha com poucos subjetivas e o resultado foi catastrófico. Até pensei em redigir um documento para a Diretora da DEA e o Secretário de Educação. Se ao menos tivéssemos um sala ambiente que suprisse as necessidades básicas da aula: datashow, TV, vídeo, quadro, pincéis, cadeiras mais confortáveis, possibilidade de o aluno fazer a disciplina com outro professor em outro turno etc, talvez se amenizasse o problema. Talvez!!!


A aventura da semana foi o novo desafio "proposto" pelo Pré-Universitário da SEED: lecionar em Japaratuba e Capela. Imaginem uma viagem de uma hora aproximadamente para uma cidade do interior, chegar a ela, um professor ficar, outro (eu) seguir, dar sua aula, ser conduzido até o meio do caminho (exatamente num bréu) entre um município e outro, ser trasladado para Japaratuba e dar outra aula. Ainda bem que esse esforço é para fazer algo de que gosto imensamente. Já pensaram se não fosse?


O momento significante foi o recebimento das chaves do apartamento que comprei na planta em março do ano passado. E quem pensar que nisso culmina o "sonho" da casa própria, se engana. Agora é que são gastos para deixar o lugar mais ou menos como você um dia sonhou... A foto ilustrativa da postagem fica sendo alusiva a esse acontecimento, para que não pensemos que viver ou trabalhar um pouco mais não valha a pena.


Já o momento de sacrifício foi o curso técnico do DETRAN para posteriormente obter a Licença para ter as aulas práticas de direção. Depois de um dia intenso de trabalho, ficar das 18h30min às 22h20min tendo instruções não é nada fácil. Por outro lado, refleti um pouco mais nas condições físicas dos nossos alunos que estudam à noite. Tem aula que deve ser um verdadeiro tiro!!! Só de pensar que esse Curso vai até a metade da semana que vem, dá-me uma vontade imensa de... ;) Prefiro não comentar!!!

3 comentários:

david santos disse...

Olá, Everaldo!
Não vale mesmo a pena, não. Comentar, claro.
Parabéns.

Everaldo Freire disse...

Olá! Precisa valer, sim; se não nos pegarmos a um istmo de esperança, a sensação de vazio será bem maior. :)

Anônimo disse...

Não reclame não! Quem mandou ser professor? kkkkkkkkkk
Parabéns pelo apartamento.