terça-feira, 13 de setembro de 2011

O prêmio de “redação” da TV Sergipe

Escrever é um ato de inquietude. Vêm-me mil ideias, assunto para um livro inteiro e não uma crônica apenas, porém tento captar o que mais me toca, no momento que me toca e, perdoem, o texto pode ter aquele toque de pressa e talvez não toque você.

O que é redação, gente?

De acordo com meu pai-dos-burros,

redação
[Do lat. redactione.]
Substantivo feminino.

1.Ato ou efeito de redigir.
2.
P. ext. Trabalho ou exercício escolar que versa sobre um assunto dado, ou de livre escolha, e se destina a ensinar o aluno a redigir corretamente, com seguimento lógico de idéias; composição.
3.Modo de redigir.
4.
Jorn. O conjunto das pessoas que redigem para um periódico, uma revista, uma editora, etc.; o corpo de redatores. [V. redator (2).]
5.
Jorn. Lugar onde trabalham os redatores. (AURÉLIO eletrônico)

Já dizia Bakhtin, em um texto de 1929, O que é a linguagem? que ao escrever, muita coisa vem à tona e inviabiliza, de imediato, o ato de escrever espontaneamente e há necessidade de organização. É o mesmo Bakhtin que versa sobre os gêneros do discurso como tipos relativamente estáveis de enunciados... Não quero me tornar chato... Esses gêneros são materializações do discurso ao usarmos a língua... Um outdoor, uma faixa, um panfleto etc. São premissas para o ensino atual de língua portuguesa nas escolas...

Numa época de Olimpíada, da qual o Estado "participa maciçamente", não seria a hora de a SEED ter EXIGIDO pelo menos um gênero textual, afinal, não se quer algo significativo e que circule? E que ideia retrógrada é essa da TV Sergipe, pois, no rádio, na emissora ou em jornal, onde CIRCULAM essas redações que eles estão pedindo?

Como será que foi o acordo entre a SEED e essa concessão (a emissora)? O que está por detrás dessa parceria entre o Governo, que usa os meios de comunicação para desmoralizar os professores, fazendo-os passar por mentirosos? Um descontinho nas vinhentas? Quanto NOS custa um comercial contra nós mesm@s?

Sendo os critérios de correção baseados no INEP/ENEM, que considera texto algo a partir de sete linhas e menos de trinta, o que queria a emissora ao delimitar em quatro laudas? Gente, nem para seleção de Mestrado!!! Palavra de Mestre!

Um comentário:

Eugenio disse...

A premiação é desproporcional ao tamanho do público envolvido: todos os estudantes do estado de Sergipe.
Serão apenas 3 notebooks para 3 ganhadores do fundamental e 3 do médio.
Que estímulo é esse para a educação? É mais uma propaganda enganosa da emissora, agora com o apoio do Governo.