sábado, 25 de julho de 2020

25 de julho: dia das mulheres afro-latino-americanas e caribenhas

Em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana, foi realizado o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas. Desde então, se definiu o 25 de julho como Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha. Já no Brasil, a data é celebrada também em homenagem à Tereza de Benguela, uma líder do quilombo Quariterê, localizado onde hoje se encontra Cuiabá, em Mato Grosso, no século 18.
Além de Tereza de Benguela, gostaria de destacar 3 sergipanas (uma de Laranjeiras, uma de Riachuelo e outra de Aracaju) em ordem cronológica: Zizinha Guimarães, Beatriz Nascimento e Valdice Teles.



Além destas, o mundo das letras deve (e muito) a mulheres como Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo... Não raramente, vemos uma tentativa de branqueamento cultural, como o que se descobriu bem recentemente em relação a Maria Firmina, inclusive com uma imagem de uma mulher branca gaúcha como se fosse ela ou o caso "mais conhecido" de todos: Machado de Assis... Para uma lista mais robusta sobre pessoas negras de relevo que a escola poderia trabalhar ao longo do ano (além de Cruz e Sousa e Luiz Gama), veja aqui.

Quem você incluiria em relação a Sergipe e por quê?

Nenhum comentário: