quinta-feira, 23 de julho de 2020

Um jardim abandonado pelo Estado - Desabafos de alunos e responsável durante a pandemia

Durante a pandemia do covid19, as aulas presenciais, em Sergipe, foram suspensas a partir do feriado de mudança da capital, de 17 de março de 2020... Em 27 de maio, o GS/SEDUC emitiu a PORTARIA Nº 2235/2020, que trouxe as principais "orientações" para a retomada das atividades escolares não presenciais. 

______
Bom.   Dia.  A.  Todos.      Sou.   Margarida.     Da.    X.     Etapa.    Infelismemte.   Nao.  Fiz.   Nem.  Uma.   Atividades.    De.   Todas.   As.   Matetias     vou.  Emtregar.   Em.   Bramco.       Desse.   Jeito.   Pra.   Mim.   Nao.   Dar.       Tem.  Que.   Ser.    Professores.      Prezencial.          Nao.   Adianta.    Cobrar.    Dos.  Alunos.      O.   Certo.       Por.  Que.  Ta.   Sendo.   Muito.   Dificio.        Estou.  Doente.   Por.  Cauza.   Desse.     Forma.  De.   Estudar.              Bom.  Dia.  A.   Todos.     E.      Aos.     Alunos.     Fique.   Com.   Deus.          Beijos.

São muitas margaridas nesse jardim abandonado... Embora nos custe acreditar que esta é a escrita de alguém que está prestes a concluir o Ensino Médio... Por trás disto, revela-se a dificuldade de manuseio de tecnologias digitais, para as quais a escola não habilitou o aluno, nem o Estado incluiu na Escola e tampouco formou os professores para tal... Nós que lutemos!
______
Profersso como eu vou fazer aula online sem os livro e eu não tenho computador

Realmente, o Estado não se preocupou se todos os alunos tinham livros, embora seja um direito deles, apesar dos mais de dois meses para verificar algo tão simples e tão fulcral para o aprendizado dos alunos. Também não teve nenhuma preocupação em conceder uma ferramenta (tablet, smartphone ou kindle) com acesso à internet para o acompanhamento das atividades, embora esteja economizando na merenda, nas contas de luz e água e materiais de limpeza... Afinal, alunos e professores que lutem!!!

Bem no finzinho do arco-íris:
______
Agradeço muito a vocês. Antes eu colocava Azaleia pra estudar, mas  ficava meio perdida sem saber o que  colocar e ela não  tava lá muito animada, com a criação do grupo melhorou porque daí   a uma orientação de vocês dela saber o que vai estudar, por onde começar  e  o ânimo dela melhorou, tá entusiasmada. Eu só tenho a agradecer a coordenação e todos os professores. Eu prezo muito pelo conhecimento, acredito muito que estudar é  mais que tirar Boas notas e passar de ano. Vai além. O conhecimento  que se adquire estudando é algo que ninguém pode tirar de nós.

O grupo ao qual a responsável por Azaleia se refere é um grupo de WhatsApp feito pela coordenação do Colégio, a fim de dirimir os prejuízos advindos desse momento e conseguir um canal de comunicação com os alunos. Nesta turma onde estuda Azaleia, 35 crianças estão matriculadas, mas só 5 têm acompanhado as atividades não presenciais, sendo que 1 delas compartilha o celular com 1 irmã que estuda em outra turma e este mesmo aparelho é compartilhado por cinco pessoas que estudam na casa... Lutemos!!!



Nenhum comentário: